Os vereadores discutiram, na sessão da última segunda-feira (13), as condições de infraestrutura dos conjuntos habitacionais criados em Caxias a partir do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.

Relatando visita ao residencial Santa Teresinha, a líder da oposição, Thaís Coutinho (PSB), disse que “tem ruas intrafegáveis, escuras, buracos e matos. Semana passada, crianças da creche estavam saindo 10h da manhã por falta de merenda. Pessoas reclamam da falta de assistência do serviço público”.

Repórter Puliça (PRB) reforçou o pronunciamento da vereadora. “Inclusive tenho vários requerimentos em relação ao residencial. O prefeito disse para aguardar um tempo que vai fazer algo por lá”, informou o parlamentar.

Para Darlan (PHS), “os mais novos conjuntos inaugurados na cidade, tanto a Vila Paraíso como a Santa Teresinha, foram construídos sem uma mínima estrutura, sem escolas, sem creches, sem unidade básica de saúde, e queremos que em apenas dois anos tudo seja resolvido”. O vereador afirmou que, em visita recente a escolas ao lado da secretária de Educação, as unidades estavam abastecidas de merenda; mesmo assim, ele se comprometeu em visitar a creche para checar sobre a denúncia da falta de merenda.

Edilson Martins (PSDB) aproveitou o assunto para lembrar os imóveis fechados dos conjuntos habitacionais. “Estão fechados porque está faltando a nossa parte de fiscalização. Encontramos que tem um irmão do prefeito com uma casa na Vila Paraíso e está fechada, e todos ficam com boca fechada. Isso é um tapa na cara de quem precisa realmente”.

Segundo Mário Assunção (PPS), os residenciais apresentam defeitos detectados no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em que não exigia do construtor que fizessem aparelhos públicos para atender a população. “O que me chamou atenção é que o prefeito construiu uma escola padrão na Vila Paraíso  com recursos próprios. Isso é algo não costumeiro em ver em Caxias e nas cidades da região”, comentou. Ainda na fala do vereador, em suas visitas a escolas, não foi constatada falta de merenda escolar.